Deborah e Rodrigo

Um casamento intimista. Para 12 pessoas. Eu já havia ouvido falar nisso mas confesso que nunca tinha fotografado nenhum. Na verdade este casamento foi um grande encontro. Encontro de duas pessoas que já eram casadas e resolveram compartilhar e comemorar essa união e esses votos que fizeram um pelo outro. Encontro de duas famílias que, apesar de terem os seus filhos casados, não se conheciam. Enfim, eu só tenho a agradecer à Deborah e ao Rodrigo por terem me escolhido para registrar este momento tão belo e íntimo.

http://www.andrealvesfotografia.com.br

Fotos: André Alves e Ademir Ribeiro
Decoração: Melina Pitanga
Produção: Joana Nader Rangel

Debora_Rodrigo-1 Debora_Rodrigo-2 Debora_Rodrigo-3 Debora_Rodrigo-4 Debora_Rodrigo-5 Debora_Rodrigo-6 Debora_Rodrigo-7 Debora_Rodrigo-8 Debora_Rodrigo-9 Debora_Rodrigo-10 Debora_Rodrigo-11 Debora_Rodrigo-12 Debora_Rodrigo-13 Debora_Rodrigo-14 Debora_Rodrigo-15 Debora_Rodrigo-16 Debora_Rodrigo-17

Sobre www.andrealvesfotografia.com.br

Comecei a fotografar profissionalmente em 1987, com 14 anos de idade. Tive como o meu primeiro e grande mestre Humberto Capai. Em 1989 ingressei no Curso de Ciências Biológicas da UFES, tornei-me biólogo e durante muito tempo fotografei a natureza do Espírito Santo e do Brasil. Publiquei fotografias em diversos livros, revistas e outras mídias. Em 1996 ingressei no Mestrado em Multimeios da UNICAMP e em 2004 publiquei o livro "Os argonautas do mangue: uma etnografia visual dos caranguejeiros do município de Vitória – Editora da Unicamp, 2004". Nessa época mudei o foco do seu trabalho de uma natureza pura e intocada para uma natureza transformada pelo ser humano e comecei a me interessar em fotografia de gente. A bagagem adquirida com a antropologia visual me ajuda muito hoje na fotografia de casamento. Em 2008, de uma forma despretensiosa, comecei a fotografar casamentos de amigos para presenteá-los com as fotos e me interessei pelo tema. Desde então venho construindo uma trajetória nessa área. Como define Henri Catier-Bresson, o pai da fotografia documental, a fotografia exige do fotógrafo um sincronismo perfeito entre a cabeça, o olho e o coração. A cabeça para pensar, saber exatamente o que se quer, quais as informações são mais importantes, qual é o conceito de cada ensaio. O olho para se extrair, em uma fração de segundo, o que é essencial em uma cena e retirar o que é desnecessário. O coração traz para mim o que é fundamental na fotografia de casamento: o envolvimento. Envolvimento com o casal, com essa família que está nascendo, com toda a energia depositada nesse momento, pelos familiares e pelos amigos. O álbum de casamento é, para mim, um documento. Um documento que pode ser ao mesmo tempo denso e lindo. O registro do início de uma história: da sua história. E é uma das coisas que mais gosto de produzir atualmente com a fotografia. www.andrealvesfotografia.com.br
Esse post foi publicado em Casamento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

