Fotografia documental de casamento

Captura de tela 2013-12-13 às 11.58.02

“A fotografia é uma das poucas coisas que realmente guardamos do dia do casamento, uma forma de eternizar as imagens que com o tempo se apagam em nossa memória”.

André Alves

Bom demais chegar no final de 2013, olhar para o meu site e ver um mosaico com todos os casamentos fotografados no ano. Ver, acima de tudo, que a meta que estabeleci no início de 2013 se fortalece e se concretiza a cada experiência vivida,  a cada casamento fotografado. A fotografia documental, verdadeira, que conta uma história do que realmente aconteceu naquele ou naqueles dias é o meu objetivo principal. Fazer algumas boas fotos em um casamento é razoavelmente fácil. Mas o meu desafio vai bem além de algumas boas fotos. O meu desejo é contar uma história, montar um álbum com fotografias de qualidade, com conteúdo, com rigor técnico, com um boa luz, com uma boa composição e, principalmente, com fotografias que transmitam emoção. Com respeito e cumplicidade aos casais, às famílias e aos seus convidados.

Meus sinceros agradecimentos a todos os casais que me deram a oportunidade de fotografar os seus casamentos.

http://www.andrealvesfotografia.com.br

Sobre www.andrealvesfotografia.com.br

Comecei a fotografar profissionalmente em 1987, com 14 anos de idade. Tive como o meu primeiro e grande mestre Humberto Capai. Em 1989 ingressei no Curso de Ciências Biológicas da UFES, tornei-me biólogo e durante muito tempo fotografei a natureza do Espírito Santo e do Brasil. Publiquei fotografias em diversos livros, revistas e outras mídias. Em 1996 ingressei no Mestrado em Multimeios da UNICAMP e em 2004 publiquei o livro "Os argonautas do mangue: uma etnografia visual dos caranguejeiros do município de Vitória – Editora da Unicamp, 2004". Nessa época mudei o foco do seu trabalho de uma natureza pura e intocada para uma natureza transformada pelo ser humano e comecei a me interessar em fotografia de gente. A bagagem adquirida com a antropologia visual me ajuda muito hoje na fotografia de casamento. Em 2008, de uma forma despretensiosa, comecei a fotografar casamentos de amigos para presenteá-los com as fotos e me interessei pelo tema. Desde então venho construindo uma trajetória nessa área. Como define Henri Catier-Bresson, o pai da fotografia documental, a fotografia exige do fotógrafo um sincronismo perfeito entre a cabeça, o olho e o coração. A cabeça para pensar, saber exatamente o que se quer, quais as informações são mais importantes, qual é o conceito de cada ensaio. O olho para se extrair, em uma fração de segundo, o que é essencial em uma cena e retirar o que é desnecessário. O coração traz para mim o que é fundamental na fotografia de casamento: o envolvimento. Envolvimento com o casal, com essa família que está nascendo, com toda a energia depositada nesse momento, pelos familiares e pelos amigos. O álbum de casamento é, para mim, um documento. Um documento que pode ser ao mesmo tempo denso e lindo. O registro do início de uma história: da sua história. E é uma das coisas que mais gosto de produzir atualmente com a fotografia. www.andrealvesfotografia.com.br
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fotografia documental de casamento

  1. Graciella disse:

    Olá André,
    Nós que agradecemos sua atenção e emoção transmitidas em cada fotografia. Você é brilhante!
    Graciella e Luciano

Deixe um comentário

